Arte na Diferença - as artes na CERCI Póvoa

No passado mês de Junho estivemos a facilitar três manhãs dedicadas às artes com os utentes da CERCIPóvoa (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados).

O programa foi desenvolvido em colaboração com a equipa da instituição, envolvendo sessões preparatórias onde foram testadas algumas hipóteses de trabalho e também momentos onde fomos convidados a participar como utentes.

As três manhãs foram marcadas por um ambiente de boa disposição e curiosidade onde todos se entregaram aos exercícios propostos com dedicação.

O projecto validou algumas das hipóteses de partida, nomeadamente que o trabalho de expressão visual é essencial à vivência e à manifestação da vida interior desta população.

Fica a vontade de dar continuidade a este trabalho e de continuarmos a ser surpreendidos pela resposta às propostas apresentadas.

Uma selecção dos desenhos produzidos deu forma a uma exposição na Fábrica das Palavras em Vila Franca de Xira dando visibilidade ao que foi feito durante as sessões e reforçando a contínua necessidade de dar visibilidade à diferença