Back to All Events

Aulas Particulares de Desenho - Jovens


INÍCIO     SOBRE NÓS     CURSOS     PNA     NOTÍCIAS     CONTACTO

Rua da Formigueira, Loja 3F, Alverca
(na Quinta da Ómnia ao lado do café Avó Luísa)

Preço: Bloco de 4 aulas - 70€ (Aula avulsa - 25€)
A frequência pode ser uma ou duas vezes por semana;

Idades: 12 aos 15 anos
Materiais não incluídos
Horário a combinar

Veja a ficha de inscrição em baixo


Sobre

Estas aulas de desenho destinam-se sobretudo a dotar os jovens entre os 12 e os 16 anos com as competências básicas de desenho, com especial foco no desenho de observação. São aulas em regime contínuo e sem a estrutura de um curso. Respeitando o ritmo e as suas necessidades de aprendizagem de cada um, serão abordadas várias técnicas - carvão, lápis, lápis de cor, tinta-da-china, etc.

Os alunos vão poder participar num processo de aprendizagem e desenvolvimento visual e criativo individual, num ambiente sem avaliações nem julgamento, mas sim com encorajamento contínuo para explorar, experimentar e descobrir. Juntos vamos conhecer a rica linguagem do desenho.

Estas aulas são particularmente úteis como enriquecimento curricular e ajudam muitas vezes a uma tomada de decisão quanto à área de estudos a prosseguir ou simplesmente a dotar o aluno de uma maior confiança.

É também um espaço onde se dá apoio à realização de trabalho escolar desta área.

Materiais


A lista de material é o básico para iniciar as aulas. Materiais suplementares serão comunicados à medida das necessidades. 

• Carvão vegetal;

• Borracha-pão e borracha normal;

• Lápis grafite 3B, 4B, 6B;

• Papel Canson XL (A3);

• Papel Canson Mixed Média (A3);

• Lápis de cor aguareláveis, 12 cores ou mais (Faber Castell, Derwent, Caran d’Ache).

São três as unidades que estruturam estas aulas, não sendo necessariamente uma sequência cronológica:

Unidade I: Competências básicas
O desenho de observação é fundamental, reforçando e apoiando o interesse pelo realismo visual. Para apoiar este trabalho de sensibilização e mestria, contamos com objectos e referências da natureza e também com imagens de referência. Os alunos farão um percurso estruturado nas técnicas de carvão vegetal e lápis de grafite.

Unidade II: Novas abordagens 
Alargando a noção do desenho, indo além do mero riscar com lápis e carvão, iremos explorar outras estratégias e materiais. Vamos introduzir outras técnicas e deixar entrar a cor. Com a ajuda de referências do mundo da arte vamos experimentar abordagens que vão abrir múltiplas possibilidades.

Unidade III: Competências criativas
Vamos praticar e refinar as competências das primeiras unidades, realizando pequenos projectos criativos. O desenho passa a ser uma ferramenta essencial para pensar, registar e comunicar ideias e observações quotidianas. Iremos trocar ideias e observações sobre obras da história da arte e arte contemporânea, imagens dos media e imagens recolhidas no contexto do trabalho a desenvolver.

Instalações

As aulas terão lugar na nossa sala em Alverca onde damos a maioria dos nossos cursos. O espaço é limitado sendo o número de vagas apenas 8. O espaço é adequado ao uso dos diferentes materiais que iremos explorar, permitindo aos alunos uma experiência que os introduz à prática da arte em ambiente de estúdio.


Ficha de pré-inscrição
Preenche os dados. De volta entraremos em contacto com a informação necessária.